Páginas

sábado, 31 de julho de 2010

Jornada do escritor virtual

Ao entrar em contato com outros escritores pela internet percebi que foi um mergulho em um mundo paralelo. É uma tribo, onde falamos uma mesma língua, porém em alguns níveis diferentes, o que nos dá o gostinho de uma árdua evolução. Ele nos cativa, nos abriga, nos motiva ter confiança para continuar na busca pelas realizações dos escritos.


Eu estou falando de conversas virtuais onde sentimos pelas palavras estar cara a cara, ficamos despidos para falar a fundo sobre nossas dúvidas, incertezas, sonhos de profissão. Descobri que pelas conversas não se encontra o caminho, e sim, que as conversas são o caminho da nova geração da “literatura 2.0”. É a interatividade que nos traz leitores, amigos e o tal do conhecimento e reconhecimento. Eu estou falando de divulgação!



Um grande amigo jornalista, também grande escritor de e-mails companheiros, indicou-me a escritora do blog http://www.lauraelias.blogspot.com/. As palavras de um e de outro me fazem sentir novamente um aconchego de ter “um”grande mestre. Os conselhos literários de Laura Elias me fizeram lembrar do meu primeiro grande mestre, José Marqueiz, dos encontros na pizzaria ou na internet, que me intrigavam e indicavam mais um passo que eu nunca havia enxergado antes.

Ela fez também o papel de mentora em minha vida, cada afirmação sua me fez entender mais sobre minha própria vivência nos escritos até aqui. Indicou que continuar a escrever é preciso, divulgar é fundamental e aprender um pouco de mercado e comercialização é a única forma de compreender uma sobrevivência “maior ou profissional” do nosso hobby.

A partir de então eu sigo com essa troca imensa na Internet, troca de contatos, de novos leitores e ideias. Vamos imaginar o volume de leitores e escritos em forma digital que estamos criando. Deixo aqui meu agradecimento pela participação intensa nessa fase. Descobri que não só ao escrever literatura que a escrita de Laura é solicita. Parabéns! Sobre meu amigo jornalista, ele tem aquela mão que nos indica para pessoas especiais, e a outra que nos acolhe para que o dia fique marcado por uma risada deliciosa.

3 comentários:

  1. [partilho esse sentimento, de que qualquer "nova" que acontece todos os dias e está a ganhar uma forma muito própria]

    um imenso abraço, Vanessa

    Leonardo B.

    ResponderExcluir
  2. oi Vanessa, tudo bem ? Aqui é a Fátima, da faculdade, lembra? Encontrei seu blog por acaso e me identifiquei... tbm escrevo poesias, entre outras coisas, e montei um blog há pco tempo, Estou trocando muitas experiências literárias pela net. Parabéns pelos textos e poesias. Passe lá no meu blog... será muito bem vinda!http://meuociocriativo.spaces.live.com/ bjs e espero seu comentário.
    Fátima

    ResponderExcluir