Páginas

sábado, 19 de abril de 2008

Mãe Maria da vida que forrozou


Quando criança, eu queria explodir no mundo, aproveitar a vida da forma que ouvia falar. Quando criança, não tinha idéia que a vida que ouvia falar não era bem a que se vivia. Mesmo assim, sai com sono pelas noites buscando uma paixão. Encontrei pessoas vivendo o sexo, as drogas e o “putz putz”. Me desencontrei nas baladas, persisti naquele mundo que não era meu: se ao menos fosse rock’n roll!

Prossegui na busca pelo sentido de viver, que para mim nunca foi a rotina trabalhadora de horários comerciais, sempre soube que havia algo nas entrelinhas e procurei. Foi quando ouvi falar num certo forró, que eu não me atreveria. Sempre fui tímida, ruim de trejeitos e de expressões corporais. “-Me peça para dançar na escrita que até rebolo, mas dançar forró, não!

A inovação seria no Via Funchal, em São Paulo. Me lembro de um grande palco em forma de arena, onde os músicos estariam no lugar dos mitos e sacrifícios. Entre os largos degraus estavam os bailarinos e forrozeiros, o público baladeiro daquele espaço, esperando a orquestra. Foi anunciado o vôo do Circuladô de Fulô, Edu Ribeiro partira para o reggae. Eu só observava a confusão forrozada sem entender nada.

A salvação daquela noite estaria nas mãos daqueles que também salvariam todas as outras noites do meu caminhar. A irritação do público se misturava com uma empolgada gritaria pedindo o som, todos eram viciados pelo bem estar que eu ainda descobriria. Os compassos começaram e, no escuro total, eu enxergava estrelinhas coloridas de meditação. Suspeitei: “ - Encontrei, encontrei a paixão!”.

Um Bando de Maria entrou vozeirando e estremecendo as paredes, o teto e o chão. Uma explosão de vida liderava uma vontade, a de estar ali. Foi quando eu nasci para o encontrado, para a melhor sensação, para a satisfação total dos sentidos e de ser. Meus pés sentiam a vibração daquela acústica que zombava da arquitetura, descobri que o balanço contagiante do imóvel é quem faz o forrozeiro dançar. Dancei para sempre!




(Não há motivo maior para aceitar a alienação da massa. Porque o caminho tem que ser a grande mídia? Não se vejam pequenininhos diante dos milhões, olhem para dentro de si e se vejam como gigantes.

Façam shows todos os dias, que o público do forró estará lá para prosperar o Bando e as bandas. Relaxe porque o mercado vende apenas o que faz mal para a pele.

E lembre-se, um público apenas, um ouvido só, é a elevação do artista.
Desde quando, os primeiros talentos precisavam do mercado? Ainda porque ele é conseqüência e não caminho. Deixa esse mercado para lá e vamos à feira livre!)

2 comentários:

  1. Comecei com um pequeno passo tímido e tropecei no que para mim seria o inesperado: Imagina eu dançar forró! Inspirações começaram quando vi o remelexo de uma moça, para alguns muito tímida, mas no forró se solta
    como arroz na panela.

    Ao ouvir o bater da zabumba, avistei uma linda borboleta a bailar, solta, sem medo de onde iria chegar. Só sei que seu balançar me conquistou e pensei: Será que chego lá? Pois é, comecei com passos tímidos. Lembro-me como se fosse hoje, o bater da zabumba e o lindo tocar da sanfona. Como podia imaginar me apaixonar e chegar ao ponto do êxtase.

    Do putz putz, ao tocar da zabumba e ao bater do triângulo. A cada bater aprendia um passo pelo salão e, cada vez mais, me envolvia em uma paixão que só faz bem. Começou do inesperado e tem agregado muito. Somos aquilo que vivemos.

    No dançar do forró senti o paladar do prazer e, principalmente, como é lindo o bater da zabumba e o desbaratinar do triângulo, que fizeram o pôr-do-sol o mais lindo que já vi. Lá avistei a sombra de uma linda mulher se aflorar com o radiar do dia...

    ResponderExcluir
  2. Português - Eu Te Amo
    Inglês - I Love You
    Francês - Je T'aime
    Italiano - Ti amo
    Espanhol - Te quiero
    Africano - Ek het jou liefe
    Albânio - Te dua
    Alemão - Ich liebe dich
    Árabe - Ana Behibak
    Birmanês - Chit pa de
    Boliviano - Qanta munani
    Búlgaro - Obicham te
    Cantonês - Moi oiy neya
    Catalão - T"estim
    Checo - Miluji te
    Chinês - Ngo oi ney
    Coreano - Tangsinul sarang ha yo
    Croata - Ljubim te
    Dinamarquês - Jeg elsker dig
    Eslovaco - Lubim ta
    Esloveno - Ljubim te
    Esperanto- Mi amas vin
    Finlandês - Mina rakastan sinua
    Grego - S'ayapo
    Holandês - Ik hou van jou
    Japonês - Kimi o ai shiteru
    Latim - Vos amo
    Norueguês - Eg elskar deg
    Português (Portugal) – Amo-te
    Romano - Te iu besc
    Russo - Ya tebya liubliu
    Sueco - Jag alskar

    (Adorei seu blog)

    ResponderExcluir