Páginas

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Conto da Irlanda

Uma nova editoria está nascendo aqui neste blog. Ela contará, entre as outras, uma nova fase dessa vida. Estou de viagem marcada para a Irlanda, farei um intercambio cultural rumo à fluência no idioma inglês e vivências únicas. Além da continuidade de novas poesias, reflexões, notícias e acontecimentos, acompanhe essa jornada à realização de meu sonho no exterior:


Ao planejar a mudança para a nova vida irlandesa, já começa uma percepção diferente de meu próprio país. Começo a reparar nas riquezas do dia-a-dia que eu decidi ficar distante por um tempo necessário. O tempo inesquecível e fundamental para o resto da minha vida. E é sobre essas transformações percebidas que escrevo aqui: a de dentro para fora e vice e versa, a do Brasil para a Europa e vice e versa.

Hermana

Estou feliz com os balanços bons ou ruins. A partida e o destino, eles acontecem em tempos diferentes, lugares diferentes, mas afetam e alegram os mesmos corações. Receio que o único lado ruim seja o da saudade. Saudade dos pais, orgulho dos pais, saudade dos amigos, preparo para ser uma contadora de histórias da vida real. Que venha o conteúdo!


Mãe, quero viajar!

Eu ainda não tinha vivido um grande amor, nem trabalhado em um bom emprego, nunca tinha dormido fora de casa e nem viajado com os amigos. Não sabia o que era e como era o mundo e resolvi que um de meus sonhos era o de fazer um intercambio cultural em outro país. Em feiras temáticas ou ao ouvir pessoas falarem sobre viagens, minhas mãos disfarçavam o suor da curiosidade, tímida, eu então não queria transparecer o interesse. Porém meu estomago esquentava, meu coração fervia, eu queria entender as informações que poderiam me levar para o conhecimento de estar em outro continente.

Naquela época de adolescência os motivos eram pouco diferentes, talvez menos intensos, eu me imaginava conhecendo outras pessoas e escolas, dominar mais facilmente a língua e, apesar de grudada com minha mãe, queria saber como era desgarrar só um pouquinho para descobrir minhas vontades, respirar sozinha. Não fui naquele ano, nem naquela época, passaram-se 10 anos para surgir a oportunidade. Mesmo assim, eu sempre soube que iria. Muitas vezes batia até um medo de uma paixão louca ou um casamento impedir minha vontade, nunca se sabe o que vai acontecer.

O que sei é que numa folga da vida, sem amor, sem trabalho, o que parecia o fundo do poço era na verdade a porta de entrada para a liberdade que estive aguardando. 







10 comentários:

  1. [atentarei nesse voo ainda mais detalhadamente, torcendo para que todos os abrigos estejam dentro de ti, Vanessa... o nosso refúgio último, no ultima, nos acompanha em qualquer lugar. Na bagagem, haja espaço para]

    um, imensos abraços suplementares, Vanessa

    Leonardo B.

    ResponderExcluir
  2. Que legal, espero que encontre todas as palavras pra descrever o que vir e viver.

    Existe uma benção irlandesa que aprendi na Espanha, que dizia mais ou menos assim:
    May the road rise up to meet you,
    may the wind be ever at your back.
    May the sun shine warm upon your face
    and the rain fall softly on your fields.
    And until we meet again, May God hold you
    in the hollow of his hand!

    Abraço grande. Boa viagem.

    ResponderExcluir
  3. O comeco de uma nova vida e a melhor coisa para a alma. Eu tenho certeza de que vc ira amar cada momento. Saudades existira porem as experiencias que vc tera nunca serao esquecidas.
    Toda a sote do mundo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Como aqui é bom! Muito gostoso, cheguei e quero ficar... E você é mais um dos muitos talentos que enriquecem a vida de muitos com os escritos postados nos blog. Escrever também é vida!

    Abraços Imundos.

    ResponderExcluir
  5. amei seu blog, texto lindo,desculpa invasão!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Vanessa! Venho agradecer sua presença no meu blog e lhe desejar boa viagem, aprendizado e sucesso nesse outro lugar. Digo ainda que apreciei seus textos, seus versos e que lhe desejo votos de continuidade, nesse caminho que é tão árduo e simples - o que o torna mais difícil do que a palavra diz e mais encantadora, que assim o é a poesia. Então... parabéns e um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Ir landa,
    Não ir landa,
    tudo é ir,
    tudo é land

    ResponderExcluir
  8. Acabei de conhecer seu blog e já te sigo, gostei muito daqui. Vai conhecer o meu: www.odeliriodabruxa.blogspot.com
    Beijo
    Denise

    ResponderExcluir
  9. Vanessa, antes de tudo quero agradecer a sua visita. Volte sempre...

    Deste post, não percebi que vc já "bateu as asas" ou ainda está a preparar a sua saída.
    Mas, aparentemente, vc contou a partir da Irlanda...
    Viver noutro país é uma experiência altamente enriquecedora. Se fosse obrigatório para toda a gente fazê-lo, ainda que num período curto de 1 ou 2 anos, o mundo seria muito melhor.
    Vc vai ficar com uma visão diferente do seu país e do mundo.

    Li o poema do post anterior. Gostei imenso, pois o poema é muito bom.

    Boa semana para vc.
    Um beijo.

    ResponderExcluir